Os princípios fundamentais da angiografia por tomografia computadorizada incluem a aquisição das imagens com técnica helicoidal, pós-processamento e reconstruções de imagens.

O desenvolvimento tecnológico dos aparelhos de tomografia computadorizada, especialmente nos últimos seis anos, permitiram o desenvolvimento da técnica helicoidal que teve como resultado a aceleração na aquisição das imagens. Aparelhos de última geração, especialmente aqueles que utilizam técnica multislice, permitem-nos obter dados de grandes volumes em alta resolução, ideal para imagens tridimensionais (3D). Esta técnica pode abranger extensões de até 30 cm em menos de 10 segundos, com colimação inferior à 1mm.

A técnica de angio-CT requer injeção rápida e uniforme do meio de contraste endovenoso com a utilização de bomba injetora e fluxo de ao menos 3ml/segundo. Valores maiores, entre 5 e 7ml/segundo, têm sido utilizados porém sem significativas vantagens. Técnicas automáticas para mensuração do tempo de circulação individual do meio de contraste estão comercialmente disponíveis, tornando preciso o tempo de espera para o início da aquisição das imagens após o início da injeção do meio de contraste não iônico