A mamografia é um método de exame de imagem que faz uso de um sistema de raios-x para examinar as mamas e dessa forma ajudar a detectar doenças nesta região do corpo. No exame, o médico consegue detectar de forma precoce o câncer de mama nas mulheres que possuem ou não os sintomas da doença. Saiba que um recente avanço na mamografia convencional inclui a mamografia digital, que pode ser direta e indireta.

Na mamografia digital direta o detector da máquina de raios-x torna a a radiação incidente em imagem digital, que é transmitida de forma imediata à tela do computador. Na indireta, o detector no aparelho do exame possui uma substância especial que armazena os dados radiográficos, sendo que a substância é direcionada a uma máquina que torna as informações em uma imagem digital.

Os exames feitos com o mamógrafo digital direto tornam o procedimento mais rápido e simples, para a comodidade da paciente, já que na própria sala de exames o processo pode definir se as imagens estão ou não em um padrão correto para a devida análise. No processo indireto do exame, o tempo segue mais curto em comparação com a mamografia convencional, mas a técnica é mais demorada se compararmos com o sistema direto. Vale citar que para a análise da mamografia, nos dois procedimentos os métodos são considerados como excelentes para a maior parte dos pacientes, embora algumas mulheres se queixam que o exame dói um pouco.

Já na mamografia convencional, as mulheres com mamas muito firmes ou grandes, em alguns casos não é possível identificar um nódulo do tipo maligno, e por isso as mulheres que se enquadram nesse perfil devem optar pelo exame da mamografia digital, já que neste equipamento fica mais fácil analisar o câncer de mama precocemente, e assim iniciar o mais rápido o tratamento para a cura da doença.